Proposta pedagógica

A escola é um espaço de formação e informação, em que a aprendizagem deve necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia a dia das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior.

Ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, busca eleger como objeto de ensino, conteúdos que contribuam para que os alunos desenvolvam suas capacidades de forma crítica e construtiva.

Por ser uma instituição social, com propósito explicitamente educativo, a escola tem o compromisso de intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e a socialização de seus alunos.

As Ações Pedagógicas do Colégio Dimensão têm como principais norteadores, entre outros:
- Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
- Os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
- Os princípios estéticos da sensibilidade, criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

EDUCAÇÃO INFANTIL
A Proposta Pedagógica na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A escola desenvolverá seu trabalho pedagógico, observando os seguintes princípios:

DA LIBERDADE: é observado o direito inerente à criança referente à religião, ao direito de brincar, de participar da vida familiar e comunitária sem discriminação, sem, contudo, perder-se de vista a obrigação da escola de educar a criança no uso da liberdade com responsabilidade.

DO RESPEITO será observada a inviolabilidade da integração física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores das ideias, de espaços sociais, físicos e de objetos pessoais.

DA DIGNIDADE: nesse aspecto, a escola pautará todo o seu trabalho pedagógico velado pela “dignidade da criança, pondo-a a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, vexatório ou constrangedor”.

ENSINO FUNDAMENTAL
No Ensino Fundamental a escola norteará todas as ações pedagógicas visando alcançar os seguintes objetivos:
a) Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
b) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
c) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
d) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

ENSINO MÉDIO
Nessa última etapa da Educação Básica, a escola desenvolverá atividades escolares com vistas às finalidades do Ensino Médio:
a) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos.
b) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual do pensamento crítico.
c) A compreensão dos fundamentos científico – tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.