45 anos de História

Inaugurado em 1973, no Largo 13 de maio - centro de Santo Amaro, o Colégio Dimensão iniciou suas atividades oferecendo cursos supletivos para adolescentes e adultos. Dois anos depois, já ampliava sua estrutura, mudando-se para modernas instalações na Praça Floriano Peixoto. Em 1977 o Colégio Dimensão recebeu autorização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para realizar os exames do Supletivo na própria escola.

Em menos de 10 anos, a escola que começou com 90 alunos, já contava com 4 filiais e passou a oferecer, também, cursos técnicos e profissionalizantes. Contudo, os sonhos iam mais além. Em 1983, com a inauguração da quinta filial, a de Interlagos, a unidade passou a oferecer o ensino fundamental e médio.

Dez anos depois, outro grande sonho foi realizado: a construção de uma estrutura projetada especialmente para a educação e conforto dos alunos. Em prédio próprio, ergueu-se a atual estrutura, que conta com uma área de 3.400 metros quadrados.

Preocupado com a qualidade no ensino e com o ciclo inicial de aprendizagem, o Colégio Dimensão decidiu centralizar seus esforços na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Com isso, em 1996, passou a dedicar-se, integralmente, à unidade de Interlagos (atual escola), negociando as demais filiais.

45 anos passaram –se desde sua fundação, mas o espírito empreendedor, criativo e modernizado, continua presente na filosofia educacional do Colégio Dimensão.

Inovação e Criatividade

O Colégio Dimensão sempre foi reconhecido pela inovação e criatividade para facilitar a construção do conhecimento. Na década de 70 foi a primeira escola a dividir as aulas do supletivo em “Humanas” e “Exatas”. Isso contribuiu para facilitar o aprendizado, principalmente, dos adultos que voltavam a estudar.
Neste mesmo período, Santo Amaro era uma região com muitas indústrias e os funcionários trabalhavam até às 17h. Na época, os cursos noturnos começavam somente às 19h. Para oferecer educação a esse público, o Colégio Dimensão criou o horário vespertino, iniciando as atividades escolares às 17h30. Com isso, os trabalhadores que queriam estudar, iniciavam e terminavam suas aulas mais cedo. Assim, teriam mais tempo para se dedicar à sua família.
Outra inovação foi oferecer cursos técnicos , com duração de um ano, aos alunos que terminavam o supletivo do ensino médio. Esses alunos não tinham opção de participar de cursos profissionalizantes quando não cursavam o “Colegial Técnico” como era chamado na época.
Um dos grandes destaques de Interlagos foi oferecer curso técnico em magistério e o Colégio Dimensão foi a primeira escola da região.
Segundo o educador Professor Francisco Cataldo Neto, a educação no Brasil ainda tem muito a ser melhorada. E são atitudes inovadoras e criativas como essas que contribuem para melhorar significativamente a qualidade de ensino do país.

Curiosidades

- Em épocas de greve, o slogan criado pelo Colégio Dimensão: “não atravesse a ponte para estudar” ficou muito famoso e contribuiu para o crescimento das escolas da região de Interlagos;
- O Colégio Dimensão tem fama de casamenteiro. Em nossa existência, foram 5 professores de Matemática que se casaram com 5 professoras de Língua Portuguesa;
- Na década de 80, o Colégio Dimensão realizava, anualmente, passeios a pé, cujo trajeto era da Praça Floriano Peixoto até o Borba Gato. A comunidade de Santo Amaro contava com a participação da banda Santamarense que abrilhantava o evento .

Profº Francisco Cataldo Neto

Mantenedor e Fundador do Colégio Dimensão

O Colégio Dimensão está comemorando 45 anos. Parece que foi ontem, que ao assumir o curso Preparatório Rui Barbosa, para os exames supletivos, daria início, junto com 15 alunos e uma professora, ao Colégio Dimensão. Por uma questão legal, não pude utilizar o nome Rui Barbosa, e foi então, ouvindo nossos alunos, que chegamos ao nome Dimensão, cuja patente é de nosso uso exclusivo.

Nossos objetivos sempre foram preparar os nossos alunos para o sucesso profissional, social e formá-los como ser humano. E o que me traz mais alegria é reencontrar ex-alunos e ouvir o quanto o Dimensão o ajudou em sua formação. Acreditamos cada vez mais que a escola tem uma função muito importante na vida das pessoas. Porque é dela, depois da família, é claro, que os jovens compreendem sua formação social e acadêmica.

Agradeço aos professores e funcionários pela dedicação, aos pais e alunos pela confiança depositada em nosso trabalho. Não posso deixar de reconhecer e agradecer ao longo dos anos, a presença de Deus, que com sua proteção, colaborou no prestígio e conceito que o Colégio Dimensão usufrui em nossa região.

Débora Klaussner Cataldo Diretoria Administrativa
Cristina Klaussner Cataldo Saller Diretoria Financeira
Marcos Klaussner Cataldo Diretoria Operacional

Responsáveis pelo desenvolvimento deste site:

Rafael Cataldo Marketing - Colégio Dimensão

StarShine Soluções Web Criação e Desenvolvimento

Apoio de Conteúdo: Coordenadoras Pedagógicas.