PARCERIAS PEDAGÓGICAS

Com o compromisso de acompanhar as mais modernas tendências em educação e oferecê-las aos seus alunos, o Colégio Dimensão apresenta uma série de diferenciais na região de Interlagos por meio das parcerias abaixo.

• O sistema Piaget privilegia o pleno desenvolvimento das potencialidades, competências e habilidades necessárias à construção do conhecimento, visando o aprendizado sólido e significativo.

Diferentemente do método tradicional, no Sistema Piaget o aluno é um sujeito agente no processo de construção do conhecimento, o que lhe possibilita usufruir de experiências que vão além daquelas oferecidas pelo material didático. Assim sendo, observa-se que esta ferramenta de ensino traz consigo atividades contextualizadas, conteúdos interdisciplinares e diálogo com a tecnologia.
  • Com metodologia exclusiva do Dr. Augusto Cury, um dos autores mais lidos da atualidade, a Escola da Inteligência tem encantado diretores, professores, alunos e familiares em todo o País ao promover o ensino das habilidades socioemocionais, do funcionamento da mente e dos comportamentos humanos.

O programa, que é aplicado por meio de livros, dinâmicas, jogos, recursos multimídia, avaliações de desenvolvimento, entre outros, contempla desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e possui materiais específicos para cada faixa etária, além de capacitação para toda a instituição de ensino.

Aplicação

Metodologia participativa e desafiadora

Autoconhecimento +
    É o conhecimento sobre nossas emoções, são pensamentos para se obter atitudes mais saudáveis e assertivas.
    Contemplar o belo +
    Significa educar a emoção para fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos.
    Empatia +
    É se colocar no lugar do outro, diminuir a distância entre dois mundos diferentes.
    Pensar antes de agir e reagir +
    Trata-se de refletir diante de estímulos estressantes, escolhendo as atitudes mais saudáveis.
    Resiliência +
    Capacidade de ser flexível e tolerante diante das adversidades da vida. É saber gerencias perdas e frustações.

Diferencial no desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais

dos alunos apresentam melhoras na autoestima, ansiedade, timidez, entre outras.

dos professores afirmam melhoras no comportamento de seus alunos.

dos alunos apresentam melhoras nos relacionamentos.

dos alunos apresentam melhoras na apendizagem.

Idealizador Dr. Augusto Cury

Idealizado pelo Dr. Augusto Cury, o Programa
    Escola da Inteligência implementa, nas instituições
    de ensino, uma cultura para o desenvolvimento
    da inteligência emocional, da saúde psicossocial
    e da construção de relações saudáveis, a partir
    da aplicação de 1 hora/aula semanal, dentro
    da grade curricular.
    Conheça a sua biografia.

SAIBA MAIS
  • Nossa escola está sempre em busca de inovações e por isso é parceira da Mind Lab e do programa MenteInovadora*.

O Programa MenteInovadora é integrado à escola como parte da grade curricular e trabalha aspectos éticos, cognitivos, sociais e emocionais dos alunos.

Em sala, as aulas semanais utilizam jogos em grupo que promovem a formação integral de nossos alunos, estimulando seu desenvolvimento por meio da reprodução de situações cotidianas que colocam o aluno em contato com conceitos básicos para desenvolver habilidades que serão utilizadas durante toda a vida.

* Método reconhecido pela Universidade de Yale (Estados Unidos), Universidade de Northumbria (Inglaterra), Instituto Iprase (Itália), Instituto Inade (Brasil), entre outros.

Aplicação

Inteligência se Aprende

Os 3 pilares do método

Métodos que organizam o pensamento

Queremos ensinar os nossos alunos a aprender.Para isso, contamos com os métodos metacognitivos de MenteInovadora, que colaboram com a organização do pensamento e das ações dentro e fora da sala de aula. Além do processo de aprendizagem, isso os prepara para lidar com decisões, mudanças e transformações dentro e fora do ambiente escolar.

Professores Mediadores

Os professores mediadores do MenteInovadora dentro da nossa escola estimulam os alunos ao pensamento e à reflexão, através da aplicação dos conceitos da metodologia e paralelos com os desafios e problemas da vida real. Eles criam momentos de pausa e reflexão dentro da aula, para o aluno fazer a comparação com o que vive no dia a dia.

Jogos de Raciocínio

Os jogos do MenteInovadora aplicados em sala de aula são uma grande reprodução de situações cotidianas e desafios reais da vida. A partir deles, trabalhamos o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas dos nossos alunos.

Desempenho

As crianças que fazem parte do Programa MenteInovadora têm um desempenho comprovadamente melhor nas disciplinas regulares, como matemática e português, e estão acima do nível considerado adequado para a faixa etária. Fontes: SAEB e Todos Pela Educação.

Gráfico análise rendimento de aluno que faz parte do programa Menteinovadora na matéria de Português.
    Gráfico análise rendimento de aluno que faz parte do programa Menteinovadora na matéria de Matemática.