Dificuldades de aprendizagem, Atenção e Cuidados

Segundo a American Psychiatric Association, 1994, o transtorno de aprendizagem é a inabilidade específica na leitura, na expressão escrita ou na Matemática em indivíduos que apresentam resultado abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual. Eles afetam a habilidade da pessoa de falar, escutar, ler, escrever, soletrar, pensar, recordar, organizar informações ou aprender Matemática. Geralmente estão associados a problemas de memória.

A dificuldade de aprendizagem está relacionada a vários fatores como: emocionais, orgânicos, específicos e ambientais. Deve-se considerar também aspectos psíquicos, que em muitos casos, são os responsáveis pelo baixo rendimento escolar.

Quando a aprendizagem não se desenvolve conforme o esperado para a criança, para os pais e para a escola ocorre a “dificuldade de aprendizagem”; neste caso, é necessário identificar o problema exigindo compreensão e colaboração de todas as partes envolvidas no processo: criança, pais, professores e orientadores.

A Equipe do Colégio Dimensão trabalha com Atenção e Cuidados, para poder atender os alunos com transtornos de aprendizagem.

Após ser feita a identificação do problema, prestamos toda a orientação à família e explicamos a necessidade do encaminhamento do aluno a um profissional especializado. Assim que for realizada uma avaliação e mediante a apresentação de laudo médico, iniciamos uma parceria com esses profissionais que, por meio de orientações e instrumentos de trabalho, capacitam nosso corpo docente para torna-los capazes de colocar em prática uma série de intervenções que ajudarão a solucionar os conflitos.